Ginecomastia: Entenda sobre o desenvolvimento de mamas em homens

O que é ginecomastia?

Ginecomastia é desenvolvimento de mamas em meninos ou homens. Durante a puberdade e à medida que os homens envelhecem, um certo crescimento das mamas ocorre normalmente. No entanto, em alguns casos, isso pode causar constrangimento e até dor. Felizmente, muitas vezes a condição desaparece por conta própria, porém, caso não desapareça ou cause muito desconforto, existem tratamentos disponíveis para ajudar.

Quais são os sintomas do desenvolvimento de mamas em homens?

O crescimento de mamas em homens pode afetar ambas as mamas ou apenas uma. Em alguns casos, as mamas ficam sensíveis e doem ao toque. Além disso, o aumento do volume de mamas pode causar constrangimento, interferindo diretamente na autoestima do indivíduo. 

Quando procurar um médico?

Você deve consultar um médico se apresentar:

  • Crescimento muito rápido de uma ou ambas as mamas
  • Crescimento excessivo (mais de 5cm sob o mamilo)
  • Dor intensa nas mamas
  • Preocupação ou constrangimento significativo
  • Aumento das mamas acompanhado de um caroço em um dos testículos

Além disso, homens adultos devem procurar atendimento médico se notarem um caroço na mama ao lado do mamilo, em vez de sob ele. Embora raro, isso pode indicar câncer de mama masculino, necessitando, portanto, de investigação.

Existe um exame para avaliar mamas em homens?

Primeiramente, um médico examinará o paciente para determinar se o aumento se deve a tecido mamário ou apenas à gordura. Em alguns casos, pode-se solicitar um exame de imagem, como um ultrassom que ajudará nessa distinção. Adicionalmente, exames de sangue podem ser necessários para verificar os níveis hormonais, já que hipogonadismo e hipertireoidismo podem causar ginecomastia.

O que causa aumento de mamas em homens?

Medicamentos:

Diversos medicamentos têm sido associados à ginecomastia, incluindo:

  • Espironolactona, medicação utilizada para tratar insuficiência cardíaca, pressão alta e outras condições.
  • Cetoconazol, usado no tratamento de infecções fúngicas.
  • Cimetidina e medicamentos relacionados usados para tratar úlceras estomacais e azia grave.
  • Medicações antipsicóticas

Câncer de próstata:

Até 75% dos homens que tomam antiandrogênios, ou seja, medicações, que bloqueiam os hormônios masculinos, para tratar o câncer de próstata desenvolvem ginecomastia. Embora esses pacientes não possam interromper ou substituir o tratamento, eles podem tomar medidas preventivas.

Produtos herbais e suplementos alimentares:

Alguns suplementos para fisiculturistas e atletas podem conter andrógenos e outras substâncias que causam ginecomastia. Além disso, certos produtos naturais podem estar contaminados com produtos químicos que perturbam o sistema endócrino, o que é conhecido como disruptores endócrinos. Produtos de soja geralmente não causam ginecomastia, a menos que consumidos em grandes quantidades e regularmente.

Tratamento para HIV/AIDS:

Homens em tratamento para HIV/AIDS ocasionalmente desenvolvem aumento das mamas.

Outras doenças:

Cirrose e doença renal crônica também podem causar ginecomastia.

Como se trata o desenvolvimento de mamas em homens?

Existem várias opções de tratamento, embora frequentemente não seja necessário intervir. Portanto, a escolha do tratamento dependerá da causa, da duração, da gravidade e do desconforto causado pela condição.

  1. Em adolescentes, o desenvolvimento de mamas geralmente resulta de mudanças hormonais normais e tende a desaparecer sem tratamento. No entanto, para casos graves ou dolorosos, pode-se prescrever tamoxifeno.
  2. Em homens adultos, se a causa for um problema de saúde ou uso de medicamentos/drogas, tratar o problema subjacente ou interromper o uso da substância geralmente resolve a condição. Caso não se identifique uma causa específica, pode-se recomendar tamoxifeno.
  3. Para homens adultos com mamas grandes presentes por mais de um ano, medicamentos geralmente não são eficazes. Nestes casos, pode-se considerar a cirurgia para redução mamária.
  4. Homens com câncer de próstata em terapia hormonal podem desenvolver mamas. Para prevenir isso, eles podem tomar tamoxifeno ou fazer radioterapia mamária antes de iniciar a terapia hormonal.

Em conclusão, a ginecomastia é uma condição comum que afeta muitos homens em diferentes fases da vida. Embora possa causar desconforto físico e emocional, existem várias opções de tratamento disponíveis. Se você estiver preocupado com o desenvolvimento de mamas, não hesite em consultar um médico para uma avaliação adequada e orientação sobre as melhores opções de tratamento para o seu caso.