Diabetes Gestacional: Entenda o Que É e Como Tratar
O que é diabetes gestacional?
Diabetes gestacional é uma forma de diabetes que afeta algumas mulheres durante a gravidez. Assim como o diabetes tipo 2, ele interfere na forma como o corpo utiliza o açúcar.
Todas as células do corpo precisam de açúcar para funcionar normalmente. O açúcar entra nas células com a ajuda de um hormônio chamado insulina, produzido pelo pâncreas. Se não há insulina suficiente ou se o corpo não responde adequadamente à insulina, o açúcar se eleva no sangue. Isso ocorre com as pessoas que têm diabetes.
Durante a gravidez, o corpo precisa de mais insulina, mas nem sempre consegue produzir o suficiente, o que causa o diabetes gestacional em algumas pessoas. Na maioria dos casos, o diabetes desaparece após o término da gravidez.
Quais problemas o diabetes gestacional pode causar?
O diabetes gestacional pode causar problemas relacionados aos altos níveis de açúcar no sangue durante a gravidez, como:
- O bebê pode nascer muito grande (mais de 4 kg). Isso pode causar complicações no parto, aumentando o risco para o bebê e a mãe.
- Após o nascimento, o bebê pode ter níveis de açúcar no sangue muito baixos e outros problemas de saúde.
- O diabetes gestacional aumenta o risco de pré-eclâmpsia, uma condição séria que causa pressão alta e outros problemas durante a gravidez.
Eu vou desenvolver diabetes gestacional durante a gravidez?
Não é possível prever com certeza quem desenvolverá diabetes gestacional, mas alguns fatores aumentam o risco, como:
- Histórico prévio de diabetes gestacional
- Excesso de peso e obesidade
- Diabetes tipo 2 na família
- Idade superior a 35 anos, especialmente se tiver mais de 40
Hábitos saudáveis, como perder peso antes da gravidez, comer bem, praticar exercícios regularmente e não fumar, podem reduzir o risco.
Como saber se tenho diabetes gestacional?
Todas as pessoas grávidas devem fazer exames para diabetes gestacional que envolvem beber uma solução açucarada, seguida da coleta de sangue para verificar os níveis de glicose (curva glicêmica). O momento do teste varia de acordo com o risco de diabetes e a indicação médica, para a maioria das mulheres é solicitado entre 24 e 28 semanas de gestação.
Além disso, dosagem de glicemia de jejum e hemoglobina glicada no primeiro trimestre da gestação também podem ser úteis na identificação de diabetes gestacional.
Como é tratado o diabetes gestacional?
O tratamento objetiva manter o nível de açúcar no sangue controlado e inclui:
- Mudanças na dieta: Evitar doces e excesso de carboidratos, optar por grãos integrais e acompanhamento com um nutricionista.
- Exercício: A atividade física diária ajuda a controlar o açúcar no sangue e o peso.
- Medicamentos: Algumas pessoas podem precisar de insulina ou outros medicamentos.
Em suma, mulheres com diabetes gestacional precisam de consultas mais frequentes para monitorar o bebê, a dieta e os níveis de açúcar no sangue, e ajustar a medicação se necessário com seguimento regular com o obstetra e endocrinologista.
Posso ter parto normal?
Se os níveis de açúcar estiverem próximos do normal, há boas chances de um parto vaginal. Já se o bebê for muito grande, pode ser necessário um parto cesáreo para evitar complicações.
O que acontece após o parto?
O diabetes gestacional geralmente desaparece após o parto, e os níveis de açúcar no sangue retornam ao normal, mas ainda assim o médico continuará monitorando os níveis de glicose para garantir que permaneçam normais.
Por fim, pessoas com diabetes gestacional têm alto risco de desenvolver diabetes tipo 2 no futuro e devem realizar exames regulares para monitorar a saúde.